segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tony Hawk aceita convite de Obama e anda de skate em frente à Casa Branca




Inventor da manobra 900 graus diz que presidente dos Estados Unidos brincou e pediu desculpas por não ter uma rampa na residência oficial.

Ícone do skate mundial, inventor da manobra 900 graus e personagem de videogame. O que mais Tony Hawk poderia querer? Ser convidado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para andar de skate na comemoração do Dia dos Pais nos jardins da Casa Branca. E foi isso que aconteceu com o pai de Riley na última sexta-feira. Emocionado, o skatista postou as fotos no twitter e escreveu em seu site oficial “Obama pediu desculpas por não ter rampas ali para mim durante nossa rápida conversa. Obrigado pelo convite, Sr. Obama. Foi uma honra”.



Fonte:

GLOBOESPORTE.COM Washington, EUA

Tony Hawk

Tony Hawk (Carlsbad, 12 de maio de 1968) é frequentemente considerado um dos mais habilidosos e mais famosos dos skatistas atuais. Costuma-se compará-lo a Michael Jordan e Wayne Gretzky por seu domínio nas competições. Uma das áreas que ele domina no esporte é o vertical.

Tony Hawk possuia grande habilidade desde jovem, se tornando profissional 14 aos anos (nesta época o necessário para se tornar profissional era apenas entrar em um campeonato profissional ao contrário dos padrões atuais em que se necessita de patrocínio de uma companhia de skate para se tornar um profissional). Ele foi um pioneiro nas mordernas pistas verticais.

Ele possuia seu próprio halfpipe feito por seu pai quando ele morava em sua primeira casa com sua primeira mulher, Cindy, e seu primeiro filho, Riley.

Tony Hawk se tornou profissional como um membro da Bones Brigade de Powell Peralta. Ele também possuia seu próprio modelo de calçados profissionais produzidos pela Airwalk.

Em 1999, a empresas de jogos Activision lançou o jogo Tony Hawk's Pro Skater, que foi primeiro jogo de uma das mais bem sucedidas linhas de video-games. O jogo teve sequência em seis jogos populares, Tony Hawk's Pro Skater 2, Tony Hawk's Pro Skater 3, Tony Hawk's Pro Skater 4, Tony Hawk's Underground e Tony Hawk's Underground 2, Tony Hawk's Underground 2 Remix, e Tony Hawk's American Wasteland.

Hawk se tornou um nome comercial, aparecendo em uma série de comerciais para uma variedade de companhias, incluindo a Apple Computer e a Domino's Pizza. Ele também figurou em programas de televisão como Cyberchase, Rocket Power, The Simpsons, Max Steel, Sifl and Olly, e CSI: Miami, e também em filmes tais como Jackass: The Movie, The New Guy, Max Keeble's Big Move e Dogtown and Z-Boys, e apareceu como ator em filmes como Gleaming the Cube e Police Academy 4. Ele hospedou um documentario, Video Game Invasion, que foi ao ar na GSN. Hawk também apareceu em Punk'd onde ele foi enganado e acreditou que seu filho deixou uma M-80 dentro de um banheiro, machucando uma atriz.

Até o ano de 2004, Tony realizou uma série de manobras históricas e ganhou mais de 80 competições. Ele realizou o primeiro giro de 900 graus completo nos X Games de 1999 após 11 tentativas mal sucedidas, ganhando o prêmio na competição de melhor manobra por uma grande margem no processo. Ele é muitas vezes chamado de "Birdman"(Homem-pássaro).

Com a criação da “Tony Hawk Foudation”, Hawk tem trabalhado para devolver alguma coisa para o esporte que tanto lhe deu. Criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes, a fundação distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fim lucrativo construírem pistas por todo os Estados Unidos.

Hawk atualmente vive na sua cidade natal Carlsbad, na Califórnia.

Shape

É a tábua de madeira que serve como base para as manobras. Composto por madeira leve e resistente disposto em folhas. Existem hoje vários tipos, com pouco ou muita inclinação, ou com pouca ou muita largura, podendo escolher-se o que mais se adequa a cada tipo de manobras e estilo. A tábua possui um nose e um tail, ambos são extremidades da tábua, sendo o nose a parte dianteira e o tail a parte traseira. O côncave da tábua é a curvatura antes do tail e do nose, essa curvatura influencia no tipo de estilo de preferência da pessoa. Também contem diversas formas de cortes Mesa

É a peça na qual o eixo é encaixado em algumas regiões ela também e chamada de "base". Há duas mesas em cada skate. Em cada uma das mesas tem uma cavidade onde deve-se colocar as chupetas (parte integrante dos amortecedores

[editar] Trucks

São os eixos do skate, a parte onde se encaixam as rodas, os rolamentos e o amortecedor que ameniza os impactos de um pulo. Os trucks são geralmente confeccionados em alumínio, mas podem ser de material plástico e até mesmo de poliuretano que é o mesmo material utilizado para confecção de rodas de skate.

Amortecedores e Rodas

Amortecedores

São quatro (dois pares por truck) em cada skate: que são postos na partes superiores pontiagudas dos trucks; dois em formatos circulares, que são postos entre a mesa e o truck; é outros dois de forma irregular - uma parte maior do que a outra - que são usados entre o truck e a porca do parafuso central. Os amortecedores recebem uma classificação: Vai de 95 até 100. Noventa e cinco, ou mais próximo de 95(ex.:96,97), são mais macios. Cem, ou mais próximo de 100(ex.:98,99), são mais duros. Esses números vêm acompanhado de uma letra que pode ser: ou A, ou B ou C, Exemplo: 98A. Não existe combinação: 95AB, 97AC, etc.

[editar] Rodas

Existem vários tipos de rodas, marcas e tamanhos. Uma marca muito boa é a Element, pois suas rodas são de uretano e poliuretano e com fórmula patentiada. Mas existem varios tipos de rodas para suas respectivas modalidades.

Rolamentos


Permitem as rodas girarem livremente e portanto o deslize do skate no solo. São confeccionados de ligas de aço ou cerâmica e possuem diversas marcas. Existe uma classificação dos rolamentos que é a classificação ABEC. Essa, classifica o rolamento quanto a sua precisão nas dimensões. Uma espécie de certificação de engenharia. Portanto essa certificação ABEC por si própria não classifica os rolamentos quanto os quesitos durabilidade e velocidade. Essas características dependem da qualidade dos componentes, como esferas, gaiolas, lubrificação etc. É perfeitamente possível que um rolamento ABEC 3 de determinada marca corra e dure mais que um ABEC 7 de outra marca por exemplo. Existem também rolamentos sem certificação ABEC porém de marcas conceituadas, como os da "Bones". Essa classificação é feita a partir de números ímpares de 1 até 15, portanto os "ABECs" existentes são ABEC 1, ABEC 3, ABEC 5, ABEC 7 e ABEC 9, ABEC 11, ABEC 13, ABEC 15.

DownHill Stand-up (SPEED)

Longboard downhill

Consiste em descer ladeira executando manobras de slide, com um skate maior, chamado Longboard. Com características, bem próximas á modalidade Downhill Slide, no long, o estilo clássico do "surf" é mais explorado, no aproveitamento das laterais das pistas e da própria madeira(Shape). Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o longboard downhill consegue equilibrar, agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo. Essa modalidade é a que mais comporta mulheres entre as demais encontradas na ladeira. No Brasil, a skatista Christie Aleixo tem destaque e é considerada uma das melhores no mundo nesta modalidade, além de praticar o speed e o slalom.

Tem como finalidade descer a montanha (ladeira) imprimindo velocidade, os equipamentos necessários para a pratica do Downhill speed são (macacão de couro, ténis, luva com casquilho, capacete fechado, e um skate próprio para velocidade), o recordista mundial de velocidade é o brasileiro Douglas (Dalua), Dalua chegou a 113 km/h na ladeira mais rápida do mundo no RS-teutônia em outubro de 2007. Ano que também deu um enorme destaque aos "speedeiros" brasileros junto ao ranking mundial da IGSA (Associação internacional de esportes de gravidade). Com destaque no 5º lugar para luiz Lins(T2) e o 10º lugar ao Juliano Cassemiro (Lilica), em um total de aproximadamente 450 pessoas de várias partes do mundo.

Mini-rampas

Mini-rampas

As mini-rampas são populares em todo o mundo, pois devido a pouca altura que elas possuem, as manobras são executadas com uma maior facilidades. Nesta modalidade, a uma mistura de street com vertical. Na realidade as mini rampas são um mini half pipe, aonde as paredes não chegam ao vertical. Elas variam de 1 a 2 metros e 10 cm de altura. São excelentes para se aprender manobras, principalmente as que utilizam bordas, onde o eixo ou as rodas permanece em contato com o coping (detalhe de acabamento feito por um cano, inspirado nas piscinas americanas de fundo de quintal). Essas pistas são facilmente construídas. O risco de se machucar em uma manobra é bem pequeno e é uma prática necessária para a evolução de qualquer skatista

Curiosidades do Skate

Curiosidades do Skate

  • Proibição do skate na Noruega no período entre 1978 e 1989 a posse ou venda de skate eram proibidos, A proibição era devido quantidade elevada de ferimentos causados pelo skate. A proibição levou os skatistas construir rampas nas florestas e em outras áreas isolados para evitar a polícia.[4]
  • Militares do Estados Unidos relatou-se publicamente que o Corpo de Marines do Estados Unidos testou skate no anos 90 em combate urbano. Mais perto do possível: "Pra manobras dentro de construções/prédios para detectar fios (detectadores de movimento e detonadores de minas) e fogo de atiradores".
  • Não se sabe ao certo de onde surgiu skate, mas muitos falam que veio do surf, outros dos patins quebrados com suas partes se montavam skate em uma madeira.
  • Jason Lee, foi um dos primeiros skatistas a ter seu "pro model shoe", feito pela Airwalk.
  • Peggy Oki, 1975 Primeira skatista mulher que se sabe, era do grupo Z-Boys.
  • A primeira mulher a se tornar skatista profissional foi Patti McGee[5], no ano de 1965, no mesmo ano foi capa da revista Life Magazine.

Flip (manobra)

Flip

  • Posicione os pés e flexione os joelhos.
  • Bata o tail e chute o flip, impulsionando o corpo para frente e para cima;
  • O skate deve colar nos pés no alto, e paralelo ao chão (repare a altura que o skate está do chão).
  • E deve se manter assim até chegar ao chão.
  • Volte com as quatro rodas ao mesmo tempo, com os pés em cima das bases.
  • Os joelhos flexionados ajudam a absorver o impacto
  • Mantenha tranqüilidade ao continuar andando
  • voce tem que colocar o pé dianteiro na lateral do skate e o traseiro no mesmo lugar que nas outras manobras e dai voce bate o flip como se fosse um ollie e dai com o tempo voce vai completar ele.

A varios tipos de Flip Tricks: Impossible,360 Flip,Pop-Shovit,Varial flip,360 Po-shovit,Hardflip,Inward Heelfilp,Kickflip,Heelflip,360 Hardflip,Late flip e milhões de outras!

Shove-It ( manobras)

Shove-It

  • Fique na sua base normal.
  • Com o pé do Tail, dê um impulso para trás e mantenha o pé da frente quieto ate ver que o skate deu meia volta e depois pise primeiro com ele.
  • Junte tudo isso com um pequeno pulinho para frente.
  • Lembre-se, manobra perfeita é aquela que você consegue cair com os pés em cima do parafuso. (Além de ser menos provável que você caia).

ollie (manobras)

Ollie

  • Posicione a ponta do pé de trás na parte de tras do skate e o da frente um pouco atrás dos parafusos dianteiros;
  • Agaixe um pouco, preparando-se para impulsionar o corpo para cima. Mantenha os braços ligeiramente abaixado;
  • Bata o tail no chão com força, levando os braços para cima ao mesmo tempo que salta. Incline ligeiramente o corpo para frente;
  • Ao bater o tail, o skate vai subir e você deve jogar o pé da frente para frente, deslizando o peito do pé sobre a lixa, fazendo o skate retornar à posição horizontal;
  • Controle o "vôo". Após alguma experiência, deixe o skate e o corpo aterrisarem pela força da gravidade, sem forçar;
  • Ao sentir o skate tocar o chão, amorteça a queda, flexionando os joelhos;
  • No começo, é natural que as rodas de trás não saiam do chão. Para que elas subam, você deve bater o tail com toda força e encolher a perna da frente;
  • Depois disso, jogue o pé da frente para frente, deslizando-o sobre a lixa, empurrando o nose e impulsionando o skate, tanto para frente quanto para cima;

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novas tendências deveria ter como sinônimo a palavra: skate (bras.)!


Em um esporte em constante mutação e evolução falar que "as novas tendências apontam para..." seria chover no molhado. Digo "esporte" por que este texto trata de um assunto ligado a produtos, pois (chovendo no molhado) todos sabemos que skate é algo mais... Não é apenas uma modalidade esportiva praticada por uma fatia da sociedade e sim um estilo de vida. Mas isto já é outro assunto.
O assunto de hoje é: shapes! Em especial o novo modelo da Cisco que utiliza bambu como matéria prima. No mês passado a Bob Shop (loja de Araçatuba, minha cidade) recebeu os primeiros modelos da Cisco e pude ver o shape de perto, aparentemente é um bom shape, li matérias falando bem, sobre a durabilidade e o bom "pop" da madeira e particularmente me agrada a idéia do uso de bambu.
Em arquitetura e design existem ótimos projetos com esta matéria prima, e vejo com bons olhos a iniciativa da indústria de skate, visto que o impacto ambiental do bambu é bem menor do que no uso de madeira "convencional".
Nestes anos ligado ao skate já vi algumas tentativas frustradas de uso de outros materiais substituindo a madeira e também alguns projetos interessantes que ainda não chegaram a produção em massa, como o Folha Seca, mas um ponto ainda é falho (a meu modo de ver) neste projeto "ecolegal":o preço. Sou leigo no processo de produção, mas levando em conta que o tempo entre plantio e colheita do bambu é menor que o das demais matérias primas, que bambu é encontrado com facilidade em nosso pais e principalmente olhando para o bolso dos skatistas, o shape tem um preço salgado. (sim ok.. ele é mais resistente que os demais... li a respeito...)
Enquanto esperamos sentados na sarjeta pelo shape dos sonhos com um preço acessível eu pergunto: E o bambu???

Empresa de Skate dá o exemplo e assina carteira de trabalho de seus atletas profissionais


A empresa gaúcha Freeday foi pioneira no Brasil ao assinar a carteira de trabalho de seus atletas patrocinados. Agora eles são, verdadeiramente, atletas profissionais, no sentido completo: vão receber salário fixo mensal e garantias trabalhistas, como férias e previdência.

A Confederação brasileira de Skate já tinha dado o passo inicial, colocando em seu regulamento que o skatista profissional, para assim ser considerado, deveria ter ao menos uma empresa patrocinadora, que pague salário mensal e despesas para competir nas etapas do brasileiro de skate.

Está em tramitação no Congresso um projeto de lei que regulamenta tanto a profissão de skatista como também de surfista, capoeirista, dançarino, lutador de artes marciais e bodyboarder. A idéia é que estes profissionais tenham a carteira assinada, e não apenas um contrato de trabalho.

O Bodyboarding brasileiro espera que o exemplo da Freeday seja copiado pelas empresas que investem em atletas profissionais em todo o país. São várias pessoas com o sonho de viverem do esporte que praticam, mas não conseguem pela falta de apoio e perspectivas.

Cronologia


1950 - Surfistas idealizam um tipo de "surfe nas ruas" da Califórnia. Primeiros shapes são artesanais, têm eixos de patins e rodas de ferro pregadas em madeira ( madeirite, por exemplo).
1963 - Chega shapes industrializados, de madeira ou fibra, com eixos específicos e rodas de porcelana ou borracha. A loja Makaha (EUA) vende o promeiro skate.
1970 - O engenheiro quimico americano Frank Nasworthy inventa rodas de poliuretano. Os shapes ganham concave (curva na superfície) para aumentar a aderência.
1975 - Shapes e eixos ficam largos e as rodas ganham em altura por conta do aumento da prática em pistas e piscinas. Saem os primeiros modelos de shapes assinados por feras do skate.
1978 - Alla Ollie Gelfand inventa o Ollie Air. Ainda nos anos 70, Tony alva inventa o aéreo de Frontside. Depois, Tom Inoye faz o oposto: o Backside - que abre espaço para o Lien Air, de Neil Blender, e o Indy Air, de Duane Peters
Início dos 80 - Pequenas empresas de produtos de skate, na maioria criadas por fãs, começam a ganhar porte. Cresce o investimento em segurança.
1980 - Nesta década, ha grande evolução com Rodney Mullen e seus "Flips", além de outras inúmeras variações. Surgem as primeiras de grind na rua (escorregar com eixos).
1983 - Tony Hawk faz o clássico Frontside 540º, popularizando como "Rodeo Flip". Mike McGill dá o 540º de Backside, o "McTwist", variação mais popular do 540º
1984 - O skatista Stacey peralta filma "theBones Brigades Video Show", sobre jovens skatistas, manobras e postura da equipe Bones Brigades. O time tinha o então jovem Tony Hawk.
1987 - O skate passa a influenciar pesadamente no vestuário, na música e na cultura. O nose (dianteira do shape) aumenta.
Final dos 80 - Shapes e eixos ficam estreitos e nose e tail (dianteira e traseira do shape) ganham praticamente o mesmo tamanho. As todas são pequenas: diâmetro de 46 a 52mm.
1995 - Após baixa na popularidade, o skate ressurge com força devido ao lançamento dos X Games, em Thode Island (EUA). A partir deste ano, a prática de verts com rampas aumenta. Surgem shapes de um metro ou mais de comprimento, para longboard.
1995 - O brasileiro Bob Burnquist vence o SlamCity Jam, no Cana´da, andando de base trocada (swtch-tance).
1995 - Digo menezes conquista o primeiro título mundial para o Brasil, no vert, e muda a cara do país no exterior. Chamados de "Piratas" por usarem roupas de grife, mas falsificadas, os brasileiros ganha mais respeito no circuito.
1997 - Inspirado no BMX e no snowboard, Rob "Sluggo" Boyce acerta o BackFlip.
Final dos 90 - Consolidam-se diversos tamnanhos de shapes, eixos e rodas, de acordo com a modalidade praticada. Tony Hawk executa pela primeira vez a manobra 900º (1999).
2000 - Os brasileiros Bob Burnquist e Carlos Andrade (Piolho). são campeões mundiais de vertical e street, respectivamente.
2002 - Rodil de Araujo Junior (Ferrugem), vence o circuito mundial de street, feito que repetiria em 2004.
2003 - Sandro Dias (Mineirinho), conquista o primeiro de seus cinco títulos mundiais no vert. posteriormente executa o 900º. Antes dele, o italiano Giorgio Zattoni também faz a manobra.
2006 - Desgner, artista e escritora, a paulista de 21 anos karen Jones conquista o Mundial de Skate vertical feminino, título inédito para o Brasil.

História do skate

Não dá para saber o dia e o local certo que apareceu o nosso famoso e adorado carrinho, o Skate, mas eu posso te dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia onde o movimento "surf" predominava.
Em um belo dia, um surfista estava injuriado de esperar boas ondas que não vinham, então ele pegou sua prancha e colocou rodinhas nela (dá pra acreditar?) e saiu andando em terra firme. O pessoal que viu adorou, pois os movimentos eram muito parecidos com os do surf. Por isso muitas pessoas até hoje conhecem este esporte como surf de rua.
Os skates eram muito primitivos, não tinham nose nem tail, era uma tabua com quatro rodinhas que nem rolamento tinham, eram bilhas soltas presas por porcas.
Em 1965 começaram a ser fabricados e vendidos os primeiros skates. O negócio cresceu tão poderosamente, que começaram a surgir vários skatistas, que adotaram a modalidade "freestyle", que era o que dominava na época.
Os primeiros trucks de skate foram feitos por grandes companhias tais como Chicago, Sure Grip e Roller Derby . Porém antes disso, Makaha e Hobie já improvisavam seus próprios trucks apenas por divertimento, e assim poderem "surfar no asfalto".
Os novos design de rodas e as rodas de borracha dura permitiram aos skatistas da época executar as manobras novas que antes não podiam ser feitas nas velhas rodas de metal. Algumas das manobras novas eram: 360s, Handstands, One e Two-foot Nose, Tail Wheelies and Heelies.

Com isso começaram a aparecer as primeiras competições. Os grandes nomes da época eram: John Freeze, os irmãos Dave e Stevie, Skip Feye, Torger Johnson, Bruce Logan, Bob Mohr e Willie Phillips. Todos estes skaters eram finalistas do primeiro Campeonato Internacional de 1965. O evento foi realizado em Anaheim, Califórnia no estádio de La Palma. Tendo como campeão o grande John Freeze.
Aproximadamente seis meses antes deste campeonato, uma revista chamada Skateboarder fez sua primeira aparição. A revista cobria o mais novo movimento da época com matérias, histórias e fotos. Ao mesmo tempo, muitos revistas tais como Look, Time, Saturday Evening Post, revistas de surf e artigos de vários jornais cobriam o esporte. O primeiro video de skate feito em 1966, era uma película de 18 minutos.
O esporte teve seu auge nos anos 70, onde aconteceu algo decepcionante para galera do carrinho, a revista "Skateboarder" que era a mais conhecida e importante sobre o assunto, anunciou que a partir daquele momento iria começar a cobrir assuntos sobre Biker's.
Ai foi uma bomba, pistas fechando, pessoas abandonando o skate achando que a moda tinha passado (os famosos "paga-paus" ). Só ficaram os verdadeiros skateboards, os que tinham o esporte na veia e no coração.
E o que aconteceu com os skatistas, já que perderam suas pistas, revistas, etc? Os caras começaram a andar na rua, usando tudo o que achavam como obstáculo, a partir daí, se deu criada uma das duas mais importantes atuais modalidades do skate, o "street".
Na década de 70, ouve racionamento de água nos EUA, pessoas esvaziavam suas piscinas, então os skatistas encontraram um ótimo lugar para se andar, ai estava criada a outra das duas mais importantes modalidades, o "vertical".
Em 1971, foi inventada pelo engenheiro químico norte-americano "Frank Nashworthy", a "rodinha de uretano", que tinham mais aderência e eram mais silenciosas, este produto novo serviu para que os skateboards criassem nova modalidades, tais como: pool riding, downhill slalom, pipes, ramps... Em 1975 surgia um truck que revolucionaria o mercado de trucks, ele éra feito especialmente para o skate, o "Tracker Truck". Os antigos eram feitos com eixo de patins, por isso se tornavam frágeis e perigosos para os skatistas. Estes dois acontecimentos deram um bom empurrão para que o esporte ficasse ainda mais forte.
Os grandes nomes na cultura do skateboard dos anos 70 eram os irmãos Bruce e Brad, Laura Thornhill, Ellen Berryman, Greg Weaver, Waldo, Mike Weed, Henry Hester, Dale Smith, Russ Howell, Steve Cathy, Connie Toft e muitos outros, incluindo o campeão do mundo Tony Alva.
Depois de vários altos e baixos, o skate volta com tudo nos anos 80, com a inovação dos half pipes e com a modalidade street, com isso aparecerem revistas, marcas, filmes, videos, filmes, etc. Ai o esporte nunca mais declinou.
História do skate, o esporte no Brasil

Em nosso país o esporte chegou em meados dos anos 60. O primeiro campeonato de skate aconteceu no Clube Federal (Rio de Janeiro) no final de 74, mas em outubro de 1975, foi realizado na Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro) o primeiro grande campeonato.
Em dezembro de 74 foi inaugurada a primeira pista de skate da América Latina, Em Nova Iguaçu, e a partir de 76 começaram a aparecer as primeiras skateparks.
Depois de um declínio, o skate volta com tudo nos anos 80, com força do "freestyle".
Cronologia
1950 - Surfistas idealizam um tipo de "surfe nas ruas" da Califórnia. Primeiros shapes são artesanais, têm eixos de patins e rodas de ferro pregadas em madeira ( madeirite, por exemplo).
1963 - Chega shapes industrializados, de madeira ou fibra, com eixos específicos e rodas de porcelana ou borracha. A loja Makaha (EUA) vende o promeiro skate.
1970 - O engenheiro quimico americano Frank Nasworthy inventa rodas de poliuretano. Os shapes ganham concave (curva na superfície) para aumentar a aderência.
1975 - Shapes e eixos ficam largos e as rodas ganham em altura por conta do aumento da prática em pistas e piscinas. Saem os primeiros modelos de shapes assinados por feras do skate.
1978 - Alla Ollie Gelfand inventa o Ollie Air. Ainda nos anos 70, Tony alva inventa o aéreo de Frontside. Depois, Tom Inoye faz o oposto: o Backside - que abre espaço para o Lien Air, de Neil Blender, e o Indy Air, de Duane Peters
Início dos 80 - Pequenas empresas de produtos de skate, na maioria criadas por fãs, começam a ganhar porte. Cresce o investimento em segurança.
1980 - Nesta década, ha grande evolução com Rodney Mullen e seus "Flips", além de outras inúmeras variações. Surgem as primeiras de grind na rua (escorregar com eixos).
1983 - Tony Hawk faz o clássico Frontside 540º, popularizando como "Rodeo Flip". Mike McGill dá o 540º de Backside, o "McTwist", variação mais popular do 540º
1984 - O skatista Stacey peralta filma "theBones Brigades Video Show", sobre jovens skatistas, manobras e postura da equipe Bones Brigades. O time tinha o então jovem Tony Hawk.
1987 - O skate passa a influenciar pesadamente no vestuário, na música e na cultura. O nose (dianteira do shape) aumenta.
Final dos 80 - Shapes e eixos ficam estreitos e nose e tail (dianteira e traseira do shape) ganham praticamente o mesmo tamanho. As todas são pequenas: diâmetro de 46 a 52mm.
1995 - Após baixa na popularidade, o skate ressurge com força devido ao lançamento dos X Games, em Thode Island (EUA). A partir deste ano, a prática de verts com rampas aumenta. Surgem shapes de um metro ou mais de comprimento, para longboard.
1995 - O brasileiro Bob Burnquist vence o SlamCity Jam, no Cana´da, andando de base trocada (swtch-tance).
1995 - Digo menezes conquista o primeiro título mundial para o Brasil, no vert, e muda a cara do país no exterior. Chamados de "Piratas" por usarem roupas de grife, mas falsificadas, os brasileiros ganha mais respeito no circuito.
1997 - Inspirado no BMX e no snowboard, Rob "Sluggo" Boyce acerta o BackFlip.
Final dos 90 - Consolidam-se diversos tamnanhos de shapes, eixos e rodas, de acordo com a modalidade praticada. Tony Hawk executa pela primeira vez a manobra 900º (1999).
2000 - Os brasileiros Bob Burnquist e Carlos Andrade (Piolho). são campeões mundiais de vertical e street, respectivamente.
2002 - Rodil de Araujo Junior (Ferrugem), vence o circuito mundial de street, feito que repetiria em 2004.
2003 - Sandro Dias (Mineirinho), conquista o primeiro de seus cinco títulos mundiais no vert. posteriormente executa o 900º. Antes dele, o italiano Giorgio Zattoni também faz a manobra.
2006 - Desgner, artista e escritora, a paulista de 21 anos karen Jones conquista o Mundial de Skate vertical feminino, título inédito para o Brasil.




Os shapes eram os Hammerheads pra quem não conhece são os "tubarões", e os trucks eram largos e pesados, e as rodas grandes.
Em 80 o mercado se tornou independente, com o nascimento de marcas domésticas. Até então, o primeiro sk8 made in Brazil era o Torlay, produzido por uma empresa de brinquedos (a Bandeirante). Paralelamente ao desenvolvimento do mercado nacional, a importação de marcas americanas como Sims, Tracker e Vision continuava muito forte. O motivo? O skatista brasileiro ainda não acreditava que a qualidade do produto verde e amarelo chegasse perto do importado.
Hoje, vinte anos depois, a situação é bem diferente. O Brasil não só tem produtos de qualidade, como também exporta para outros países. A indústria nacional de sk8 fabrica shapes (Perfect Line, Stage, Son), trucks (Crail), rodas (Moska) e tênis (QIX, Freedom Fog). Isso sem mencionar a popularidade de marcas 100% brazucas, como New Skate Rock, Drop Dead, Narina e Maha.
Nos anos 90 o street é uma das modalidades mais fortes, apesar do vertical, pois os skaters não tem de depender de pistas para andar. As manobras evoluiram e ficaram bem mais diversificadas, os shapes ganharam nose e uma nova forma, os trucks ficaram mais leves e as rodas menores, facilitando muito na hora de tirar as manobras.
Agora vários canais de TV, revistas e sites, estão divulgando o esporte, ajudando a faze-lo crescer ainda mais. Esperamos que o skate nunca mais tenha uma recaída e que o esporte cresça cada vez mais.

Dicas e curiosidades do Skate


O tombo no skate é uma realidade. Portanto sempre use os equipamentos de segurança, pois apesar de serem desconfortáveis, são eles que previnem seu corpo de contusões e machucados.

O esporte foi criado como uma alternativa ao surf nos anos 60, na Califórnia, nos Estados unidos. Até hoje, lá é considerada a capital do esporte e onde são realizados os principais eventos.

Um bom equipamento ajuda e muito na hora da prática. Mas cada skate tem uma característica diferente. Não vá na onda dos outros e escolha aquele que melhor se adapta a seu estilo.

Os vídeos de skate são uma boa forma de aprender novas manobras. É se espelhando nos profissionais que você poderá imitá-los e quem sabe superá-los daqui há um tempo. Só basta acreditar.

Como são as competições no Skate

As competições de skate são divididas em duas categorias. A street, na qual o competidor atravessa um circuito com obstáculos e o half pipe, que consiste em uma rampa com um formato de "U".

Nas duas modalidades o que determina o vencedor são os juízes que dão as notas de acordo com a dificuldade e a maneira como foram executadas as manobras. Geralmente as competições são realizadas em dois dias.

No primeiro dia os melhores se classificam para a final. Já na final, os melhores skatistas tem duas oportunidades de mostrar a sua volta. Aquele que somar a maior nota em uma volta é sagrado o campeão.

Equipamentos do Skate


O skate é composto basicamente por quatro partes. São elas: shape, truck, rolamento e roda. O shape é a tábua de madeira na qual o skatista apóia os pés. Hoje em dia a evolução dos modelos proporciona maior equilíbrio e facilidade na hora de dar as manobras.

Geralmente os shapes são iguais dos dois lados, aumentando a variedade de manobras. A lixa é colocada sobre a parte superior e prende o pé do skatista.

O truck funciona como um elo de ligação entre o shape e as rodas. Ele é preso ao shape e tem grande importância. Os melhores são os que apresentam grande resistência e flexibilidade.

O rolamento é essencial para um bom desempenho do skate e quem determina a velocidade que o mesmo irá ter. Geralmente um rolamento mais resistente é utilizado para o street e os mais rápidos para o half pipe.

Por último vêm as rodas. São elas que tem todo o contato com o chão e proporcionam a estabilidade além da velocidade ao atleta. Uma boa qualidade das rodinhas faz muita diferença na hora de andar.

Atletas do Skate




O atual tetracampeão mundial de skate vertical (2003, 2004, 2005 e 2006), Sandro "Mineirinho" Dias, é um dos principais atletas da modalidade. Nascido em Santo André, Mineirinho começou a andar de skate na garagem do prédio com um amigo. Os dois pegavam o skate do irmão de seu amigo, colocavam um pneu em cima e, enquanto um empurrava, o outro ia sentado dentro do pneu.

Mineirinho, que se tornou profissional em 1997, é considerado o rei do 540, e foi o 3º skatista do mundo a acertar a manobra 900º. Seu primeiro título foi o de campeão brasileiro iniciante de street, em 1988. Desde então, Mineirinho enfrentou alguns obstáculos, como em 1990, que foi obrigado a deixar o esporte. Mas em 1995 voltou à ativa em plena forma, conquistando o 5º lugar em sua primeira competição.

Um outro destaque do skate também é brasileiro: Bob Burnquist. O atleta, que é filho de mãe brasileira e pai norte-americano, começou a andar de skate aos nove anos e sempre chamou a atenção devido à sua facilidade de andar de base trocada.

Em 1994, quatro anos após começar a andar de skate, mudou-se para os Estados Unidos, buscando se profissionalizar no skate. Um ano depois, conquistou o Slam City Jam em Vancouver, no Canadá. Em 97,98 e 99, foi eleito o skatista do ano pelos principais veículos do esporte. Mas o auge de sua carreira foi em 2000, quando conquistou o Münster Monster Mastership e o Mundial.

O norte americano Tony Hawk é um dos principais atletas do mundo. É freqüentemente considerado um dos mais habilidosos e mais famosos skatistas atuais. Tornou-se profissional aos 14 anos e até o ano de 2004, Tony realizou uma série de manobras históricas e ganhou mais de 80 competições. Após 11 tentativas mal sucedidas, realizou o primeiro giro de 900 graus nos X games de 1999 e ganhou o prêmio de melhor manobra na competição.

O atleta, que muitas vezes é chamado de "birdman" (homem-pássaro), tem trabalhado para devolver alguma coisa para o esporte que tanto lhe deu: criou o Tony Hawk Foundation, fundação criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes e já distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fins lucrativos construírem pistas por todo os Estados Unidos.

O curitibano Rodil de Araújo Junior, o Ferrugem, é outro brasileiro que se destaca no skate. Sua vontade era ser piloto de motocross, mas seu pai não permitiu, por achar o esporte muito perigoso. Ferrugem, com o dinheiro de sua mesada, comprou um skate e começou a andar. O atleta foi se desenvolvendo e hoje é bicampeão mundial de skate street (2002-2004). No feminino, em 2006, Karen Jones foi a primeira brasileira a conquistar um título no Circuito Mundial de Skate Vertical na categoria feminino.

Confira os brasileiros campeões mundiais de skate

1995 - Rodrigo "Digo" Menezes (vertical)

2000 - Bob Burnquist (vertical) e Carlos de Andrade, o Piolho (street)

2002 - Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem (street)

2003 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical)

2004 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical) e Rodil de Araújo Júnior, o Ferrugem (street)

2005 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical)

2006 - Sandro Dias, o Mineirinho (vertical) e Karen Jones (vertical)

Modalidades do Skate Vertical


Skate Vertical - O skate vertical pode ser praticado em pistas onde existam transições e pode ser subdividido em várias modalidades.

Skate Vertical Half Pipe - É praticado em rampas de 4 metros de altura em formato de "U". As manobras podem ser de aéreos, onde o skatista realiza um vôo e retorna na própria pista, ou pode ser de borda, onde se desliza por cima de uma borda metálica.

Skate Vertical Mini Ramp - O skate vertical mini ramp é praticado em rampas de até 2 metros de altura. Nessa versão menor do skate half pipe, as manobras podem ser de aéreos, onde o skatista realiza vôos mais baixos do que no half. Vale lembrar que a maioria das manobras são de borda.

Skate Vertical Bowl - O Skate Vertical Bowl consiste em uma pista em formato de piscina, geralmente acima de 3 metros de profundidade e termina em parede de 90º, onde o skatista concentra velocidade aliado às manobras.

Skate Vertical Banks - Tem formato de piscina, com o fundo mais raso do que o bowl e não chega a ter 90º nas bordas. O skatista se concentra em linhas de velocidade e de manobras corridas de borda. Se a pista tiver cotovelo, também se aplicam manobras de skate aéreo.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

História do Skate


O skate surgiu nos anos 60, na Califórnia, Estados Unidos, inventado por surfistas como uma brincadeira para os dias que o mar estava sem ondas. Eles juntaram as rodinhas dos patins com um shape, e criaram, assim, o skate.

Apesar do equipamento precário, o esporte conquistou logo os jovens, que se tornariam os primeiro skatistas. Em 1965 foram fabricados os primeiros skates, juntamente com a organização dos primeiros campeonatos.

Nos anos 90, o esporte se consolidou e surgiu o maior skatista de todos os tempos, o norte-americano Tony Hawk. O atleta revolucionou o skate com seus aéreos e flips e trouxe definitivamente novos ares ao skate moderno. Suas manobras são até hoje espelho para os principais skatistas e seu nome já é tema de jogo de vídeo-game.

Atualmente os skatistas norte-americanos e brasileiros são os melhores do mundo e os que geralmente ganham a marioria dos campeonatos.

O Brasil conta com dois grandes nomes de destaque: Sandro "Mineirinho" Dias e Bob Burnquist. O tetracampeão mundial Mineirinho é considerado o rei do 540, e foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900º.

Bob Burnquist nasceu no Brasil, mas mudou-se aos 13 anos para os Estados Unidos buscando se profissionalizar no skate. O auge de sua carreira foi em 2000, quando conquistou o Münster Monster Mastership e o Circuito Mundial de Skate.

O Circuito Brasileiro de Skate Profissional foi inaugurado há 16 anos e realizado pela UBS (União Brasileira de Skate). A disputa conta com provas passando por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, realizadas pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate).

O Circuito Mundial é organizado pela WCS (World Cup of Skateboarding) e conta com um calendário com provas que passam por países como Canadá, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Estados Unidos e Brasil.

Alem de andar bem,quais outras atitudes são importantes pro um profisional?

Tem que tratar as pessoas dem e incentivar o próximo a querer andar de skate. sabe aquele tiozinho que fala mal de skate? Tem que colocar um ponto positivo na cabeça dele, para que ele fique refletido. ''aquele menino tem razão, o skate não é uma coisa de maloqueiro, é um esporte valorizado,com futuro''. E temos que incentivar os menores, pois eles são o nosso futuro.
Num campionato, eles com certeza vão perguntar alguma coisa, e tem que dar uns toques, por menores que sejam. O mínimo que se pede de um skatista é passa passa uma boa imagem de skate. por, e passar bem passado!



Alem de andar bem,quais outras atitudes são importantes pro um profisional?

Alem de andar bem,quais outras atitudes são importantes pro um profisional?

ricardo /willam gago

ricardo /willam gago

willam com o patro

willam com o patro

ricardo /willam gago

ricardo /willam gago

ricardo

ricardo

willam gago

willam gago

ricardo

ricardo

shaulin

shaulin

construido um sonho

construido um sonho

gupo gks

gupo gks

willam gago

willam gago

ricardo

ricardo