quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cronologia


1950 - Surfistas idealizam um tipo de "surfe nas ruas" da Califórnia. Primeiros shapes são artesanais, têm eixos de patins e rodas de ferro pregadas em madeira ( madeirite, por exemplo).
1963 - Chega shapes industrializados, de madeira ou fibra, com eixos específicos e rodas de porcelana ou borracha. A loja Makaha (EUA) vende o promeiro skate.
1970 - O engenheiro quimico americano Frank Nasworthy inventa rodas de poliuretano. Os shapes ganham concave (curva na superfície) para aumentar a aderência.
1975 - Shapes e eixos ficam largos e as rodas ganham em altura por conta do aumento da prática em pistas e piscinas. Saem os primeiros modelos de shapes assinados por feras do skate.
1978 - Alla Ollie Gelfand inventa o Ollie Air. Ainda nos anos 70, Tony alva inventa o aéreo de Frontside. Depois, Tom Inoye faz o oposto: o Backside - que abre espaço para o Lien Air, de Neil Blender, e o Indy Air, de Duane Peters
Início dos 80 - Pequenas empresas de produtos de skate, na maioria criadas por fãs, começam a ganhar porte. Cresce o investimento em segurança.
1980 - Nesta década, ha grande evolução com Rodney Mullen e seus "Flips", além de outras inúmeras variações. Surgem as primeiras de grind na rua (escorregar com eixos).
1983 - Tony Hawk faz o clássico Frontside 540º, popularizando como "Rodeo Flip". Mike McGill dá o 540º de Backside, o "McTwist", variação mais popular do 540º
1984 - O skatista Stacey peralta filma "theBones Brigades Video Show", sobre jovens skatistas, manobras e postura da equipe Bones Brigades. O time tinha o então jovem Tony Hawk.
1987 - O skate passa a influenciar pesadamente no vestuário, na música e na cultura. O nose (dianteira do shape) aumenta.
Final dos 80 - Shapes e eixos ficam estreitos e nose e tail (dianteira e traseira do shape) ganham praticamente o mesmo tamanho. As todas são pequenas: diâmetro de 46 a 52mm.
1995 - Após baixa na popularidade, o skate ressurge com força devido ao lançamento dos X Games, em Thode Island (EUA). A partir deste ano, a prática de verts com rampas aumenta. Surgem shapes de um metro ou mais de comprimento, para longboard.
1995 - O brasileiro Bob Burnquist vence o SlamCity Jam, no Cana´da, andando de base trocada (swtch-tance).
1995 - Digo menezes conquista o primeiro título mundial para o Brasil, no vert, e muda a cara do país no exterior. Chamados de "Piratas" por usarem roupas de grife, mas falsificadas, os brasileiros ganha mais respeito no circuito.
1997 - Inspirado no BMX e no snowboard, Rob "Sluggo" Boyce acerta o BackFlip.
Final dos 90 - Consolidam-se diversos tamnanhos de shapes, eixos e rodas, de acordo com a modalidade praticada. Tony Hawk executa pela primeira vez a manobra 900º (1999).
2000 - Os brasileiros Bob Burnquist e Carlos Andrade (Piolho). são campeões mundiais de vertical e street, respectivamente.
2002 - Rodil de Araujo Junior (Ferrugem), vence o circuito mundial de street, feito que repetiria em 2004.
2003 - Sandro Dias (Mineirinho), conquista o primeiro de seus cinco títulos mundiais no vert. posteriormente executa o 900º. Antes dele, o italiano Giorgio Zattoni também faz a manobra.
2006 - Desgner, artista e escritora, a paulista de 21 anos karen Jones conquista o Mundial de Skate vertical feminino, título inédito para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Alem de andar bem,quais outras atitudes são importantes pro um profisional?

Alem de andar bem,quais outras atitudes são importantes pro um profisional?

ricardo /willam gago

ricardo /willam gago

willam com o patro

willam com o patro

ricardo /willam gago

ricardo /willam gago

ricardo

ricardo

willam gago

willam gago

ricardo

ricardo

shaulin

shaulin

construido um sonho

construido um sonho

gupo gks

gupo gks

willam gago

willam gago

ricardo

ricardo